Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 19 de abril de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 20 de abril de 2016



Univates:

Quarta-feira é dia de “Naturalista por um dia” na Univates. A atividade busca estimular o gosto pelas ciências naturais, biotecnologia, arqueologia e por estudos sobre o meio ambiente e química. Além disso, visa a promover o contato dos estudantes da educação básica com os diferentes ambientes acadêmicos, como laboratórios de biologia molecular, luparia, microbiologia, microscopia e química. Os minicursos, destinados às séries finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, iniciam no dia 27 de abril.

Vale do Taquari:

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Bréscia realiza até o dia 05 de maio, o Cadastro Ambiental Rural.

A Secretaria da Educação de Travesseiro e as escolas da rede municipal de ensino estão trabalhando na organização da 11ª edição da Feira do Livro, que ocorre de 27 a 29 de abril, no Ginásio da Escola Municipal Pedro Pretto. Na programação, comercialização de livros, apresentações teatrais, show da Orquestra Municipal, oficinas literárias e pedagógicas. A feira começa às 20h do dia 27 de abril.

Em Estrela a implantação de um memorial no Centro Cultural localizado na Rua Bruno Schwertner, utilizando parte do prédio, ainda desativado, é uma das propostas que está sendo discutida por um grupo formado no município, a convite do da Administração Municipal. A ideia inicial, e que já está sendo trabalhada por esta comissão, é realizar uma exposição no local, sobre os 140 anos do município.

Rio Grande do Sul:

Um ciclista foi atropelado por uma carreta na manhã desta terça-feira na BR 290 em Cachoeirinha, na região Metropolitana. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão saiu da pista no Km 81 da rodovia, no sentido interior-Capital. O ciclista ficou ferido e foi encaminhado ao Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre. 

Brasil:

O boletim divulgado pelo Ministério da Saúde informa que de janeiro até o dia 9 de abril foram registrados 1.012 casos de síndrome respiratória aguda grave provocada pela influenza A (H1N1), conhecida como gripe A. O número de mortes mais que dobrou em duas semanas, passando de 71, até 26 de março, para 153.

Com 758 registros de infecção pelo vírus, a região Sudeste do Brasil concentra o maior número de casos, sendo 715 em São Paulo. Outros estados que registraram casos neste ano foram Santa Catarina (86), o Paraná (32) e Goiás (29); o Distrito Federal (26), Minas Gerais (21) e o Rio de Janeiro (20); o Rio Grande do Sul (15), Pará (14) e Mato Grosso do Sul (13); a Bahia (12), Pernambuco (11), o Ceará (5) e Mato Grosso (3); o Rio Grande do Norte (3), Espírito Santo (2), a Paraíba (2), o Amapá (1) e o Amazonas (1).

Mundo:

O ano de 2016 teve o mês de março mais quente dos últimos 137 anos, segundo a agência americana de Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês). Em comparação com a média global das temperaturas de março no século 20, o mês passado foi 1,07°C mais quente, quebrando o recorde de temperaturas registradas para o mês desde 1880, quando a NOAA começou a fazer o monitoramento sistematicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário