Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 28 de junho de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela - 28 de junho de 2016



O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela, com apoio do Governo Municipal, promoverá uma grande festa em comemoração ao Dia do Colono e Motorista e também pela passagem do 53º aniversário da entidade e 11ª edição do Dia da Saúde. O evento será realizado no dia 25 de julho, no Centro Comunitário Cristo Rei. Um desfile pela cidade dará início às festividades, com concentração a partir das 9h, na Avenida dos Estados. A saída está marcada para às 9h30min, passando pelas principais ruas da cidade, com bênção em frente ao Parque Princesa do Vale.

Após o desfile, no Centro Comunitário Cristo Rei, haverá abertura oficial, com pronunciamento de autoridades e bênção, às 10h30min. Logo depois será entregue o Troféu Frontino Caye para os destaques do setor leiteiro, avicultura, suinocultura, jovem rural, aposentado e agroindústria. Antes do almoço serão realizadas atividades integração. 
Às 12h40min será encenada a peça “O Deby”, pelo grupo teatral Krumspielereic e às 13h vai haver palestra enfocando a saúde. A festa se encerra com um baile, animado pela banda “Os Colonos”, de Santa Cruz do Sul.

A partir de agosto, a Secretaria Municipal de Educação de Estrela vai iniciar um projeto pioneiro, com jogos digitais para o ensino da temática da alimentação saudável para os alunos do 5º ano, através do projeto "Jogos digitais e autorregulação para a saúde entre escolares". A iniciativa se insere no contexto do projeto maior "Promoção da Autorregulação para o autocuidado em saúde: estudo no contexto do Programa Saúde na Escola no Rio Grande do Sul/Brasil”, liderado pela professora doutora Cleidilene Ramos Magalhães, e conta com a participação do professor doutor Pedro Rosário, da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, de Braga (Portugal). Ele é especialista nos processos de autorregulação, contemplado como Professor Visitante Especial pelo Programa Ciência Sem Fronteiras no Edital 09/2014 da Capes. 

Nesta segunda-feira (27.06) Pedro Rosário, junto com a professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Cleidilene Magalhães, visitou o município para conhecer alunos e professores das escolas participantes. O objetivo, segundo ele, é a melhoria da aprendizagem, da alimentação e da saúde bucal das crianças envolvidas. Além disso, através dos jogos, promover o aumento da concentração e memória.

“Os jogos serão utilizados para motivá-los (os alunos), para que aprendam e modifiquem comportamentos”, ressalta o professor, que esteve nas Emefs Arnaldo José Diel, Professora Ruth Markus Huber e Leo Joas. Conforme ele, serão abrangidas todas as escolas da rede. Parte utilizará os jogos e parte não, para que no encerramento do projeto, que se estenderá até o final do ano letivo, seja feita uma avaliação sobre os resultados obtidos.

O projeto é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC). No Rio Grande do Sul, no momento, há duas iniciativas pioneiras em andamento: nos municípios de Sapucaia do Sul e Estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário