Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul, Vale do Taquari - 17 de junho de 2016


Univates:

Há 400 anos, o mais influente dramaturgo da história, William Shakespeare, deixava este mundo com um grande legado. Poeta, dramaturgo e ator, tido como o maior escritor do idioma inglês, Shakespeare influencia a literatura, o cinema e o teatro até hoje com seus grandes clássicos. Autor de comédias consagradas como Sonho de uma Noite de Verão, O Mercador de Veneza, A Comédia dos Erros, Medida por Medida e A Megera Domada e de tragédias aclamadas como Romeu e Julieta,Macbeth e Hamlet, Shakespeare não poderia ser uma escolha mais acertada para comemorar os dois anos de Centro Cultural Univates.

Vale do Taquari:

A Escola Estadual de Educação Profissional de Estrela está recebendo inscrições para novos alunos até o dia 19 de junho na secretaria da escola ou pelo site www.educacao.rs.gov.br. Está oferecendo vagas para os cursos de técnico em secretariado (turno da tarde), técnico em confeitaria (tarde), técnico em informática (tarde e noite) e técnico em recursos humanos (tarde e noite). Além destes, oferece ainda o curso de técnico em edificações.

Em Doutor Ricardo nesta sexta-feira, dia 17, ocorre encontro com as integrantes da Oficina Terapêutica às 13h 30min, na Unidade de Saúde.

A Unidade Móvel do Sebrae estará em Muçum no dia 05 de julho. O atendimento ocorrerá na Praça da Matriz, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Entre os pontos a serem esclarecidos aos empresários estão: Informação sobre abertura de empresas, cursos e consultorias; Serviços de apoio para Microempreendedor Individual; e, Orientações sobre acesso a crédito.

Rio Grande do Sul:

O Comandante do 9° Batalhão da Polícia Militar (9ºBPM), Marcus Vinicius, garantiu que não haverá reintegração do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) na noite desta quinta-feira. De acordo com o comandante, mesmo que a BM seja notificada, a tendência é que haja apenas o cumprimento da ordem judicial na manhã desta sexta-feira.

No final da tarde desta quinta-feira, a juíza de Andréia Terre do Amaral, da 3ª Vara de Fazenda Pública do Foro Central determinou a desocupação total das dependências do prédio. Em caso de descumprimento da decisão, será aplicada multa diária de R$ 50 mil.

Brasil:

O peemedebista Henrique Eduardo Alves pediu demissão do cargo de ministro do Turismo. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto. Alves, que também tinha sido ministro do governo Dilma, foi citado na delação premiada do ex-presidente da Transpetro, de Sergio Machado, e teria recebido propina de R$ 1,55 milhão. 

Alves já estava na mira do governo por conta do acúmulo de notícias negativas. Interlocutores do presidente em exercício já pressionavam pela sua saída, alegando que a permanência dele no cargo contrariava a fala de Temer de que, surgindo denúncias, a autoridade atingida deveria pedir demissão.

Mundo:

A primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, foi impedida de sair do país por quatro meses, enquanto é investigada por lavagem de dinheiro por supostamente não ter declarado recursos recebidos da Venezuela e de empresas brasileiras que foram usados na campanha de seu marido, o presidente Ollanta Humala. 

A decisão judicial também afeta o irmão da primeira-dama, Ilan Heredia, e sua amiga Rocío Calderón. A esposa do presidente terá que comparecer mensalmente a um tribunal e informar qualquer mudança de domicílio. Os advogados dos três investigados anunciaram que pretendem apelar contra a medida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário