Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 28 de junho de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Sul - 28 de junho de 2016


Univates:

No dia 29 de junho, quarta-feira, acontece a agenda de formação “Credenciamento da Universidade: avaliação, regulação e excelência”. O evento ocorre no auditório do Prédio 7 da Univates a partir das 13h45min. A atividade objetiva oportunizar momentos de reflexão, apropriação e discussão com a comunidade da Univates em torno do processo de recredenciamento da Instituição com vistas ao credenciamento para a transformação de sua organização acadêmica de Centro Universitário em Universidade.

Vale do Taquari:

A Faculdade La Salle de Estrela promove nos dias 14,15 e 21 de julho o curso de “Fluxo de Caixa” pensando em organizações que desejam ter uma boa saúde financeira. A formação, que inicia às 19h e vai até às 22h, é uma oportunidade para empreendedores e profissionais da área financeira se capacitarem no setor. Para uma empresa se manter de portas abertas e poder crescer de maneira adequada, é preciso que ela controle a entrada e a saída do dinheiro. 

O fluxo de caixa é um instrumento para auxiliar o controle financeiro do negócio. Com esta ferramenta é possível acompanhar toda a movimentação de valores da empresa. “Uma empresa que não possui fluxo de caixa não consegue dar giro no seu objeto fim ou seja, não tem condições de operar”, salienta o professor Wilson Crespo Júnior, instrutor do curso. 

Ele diz que o fluxo de caixa deve ser feito diariamente e que a ferramenta abrange qualquer porte de empresa, seja ela pequena ou grande. “O fluxo de caixa se aplica também ao nosso cotidiano, é possível trazer esses conceitos para nossa vida no dia a dia”. Afinal, toda a pessoa precisa controlar os valores que entram e saem do seu bolso. Na empresa, esse controle é essencial.

O curso é destinando à pessoas de área financeira, empreendedores e inclusive para aqueles que querem se qualificar em futuros empreendimentos. O professor Wilson ensinará no curso o que é fluxo de caixa e sua importância, como elaborar um fluxo de caixa e como fazer a avaliação da ferramenta. Os certificados serão emitidos após sete dias do término do curso.

O curso está com inscrições abertas na La Salle. Saiba mais no telefone (51) 3720-2732 ou pelo whatsapp (51) 9814-8184.

Rio Grande do Sul:

O frio intenso vai diminuindo aos poucos no Rio Grande do Sul. A terça-feira terá temperaturas amenas na maioria das cidades gaúchas, porém terá presença abundande da nebulosidade. O avanço da instabilidade deve trazer chuva e garoa para pontos da metade Oeste, Sul e Centro do Estado. O sol pode aparecer no Norte e Nordeste e o nevoeiro deve ser esperado durante a madrugada se estendo ao longo do dia.

A previsão para Porto Alegre é de 10°C e máxima de 21°C. Não há risco de chuva para a Capital. Em São José dos Ausentes a mínima segue baixa com 0°C e tem chances de se aproximar dos 18ºC nesta terça.

Mínimas e Máximas

Caxias do Sul 8°C / 20°C

Passo Fundo 9°C / 20°C

Uruguaiana 10°C / 15°C

Santa Cruz 11°C / 21°C

Pelotas 12°C / 19°C

Rio Grande 13°C / 18°C

Brasil:

Os juros do cheque especial e do cartão de crédito registraram nova alta e bateram recorde em maio, conforme números divulgados pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (27). No cheque, a taxa subiu para 311,3% ao ano, a maior desde o início da série histórica, em 1994. Os juros médios do rotativo no cartão de crédito atingiram 471,3% ao ano em maio. Na amostragem do mês anterior, eram 452,4% ao ano.

O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando parcela o valor integral da fatura do cartão. Essa é a modalidade com taxa de juros mais alta na pesquisa do BC.

A taxa média das compras parceladas com juros, do parcelamento da fatura do cartão de crédito e dos saques parcelados caiu 1,5 ponto percentual para 148,9% ao ano.

A taxa do crédito pessoal, sem considerar operações consignadas (com desconto das prestações em folha de pagamento), caiu 0,9 ponto percentual para 129,9% ao ano. A taxa do crédito consignado caiu 0,1 ponto percentual para 29,6% ao ano.

A taxa média de juros cobrada das famílias subiu 0,7 ponto percentual para 71,7% ao ano.

A inadimplência do crédito, considerados atrasos acima de 90 dias, para pessoas físicas subiu 0,1 ponto percentual para 6,3%.

No caso das empresas, a taxa de inadimplência subiu 0,3 ponto percentual para 5,4%. A taxa média de juros cobrada das pessoas jurídicas caiu 0,5 ponto percentual para 30,6% ao ano.

Esses dados são do crédito livre, em que os bancos têm autonomia para aplicar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros.

No caso do crédito direcionado (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados, basicamente, aos setores habitacional, rural e de infraestrutura) a taxa de juros para as pessoas físicas subiu 0,4 ponto percentual para 10,4% ao ano. A taxa cobrada das empresas subiu 0,2 ponto percentual para 11,8% ao ano.

O saldo de todas as operações de crédito concedido pelos bancos subiu 0,1%, em maio, quando ficou em R$ 3,144 trilhões. Esse valor correspondeu a 52,4% de tudo o que o país produz – Produto Interno Bruto (PIB), ante o percentual de 52,6% registrado em abril deste ano.

Mundo:

O governo britânico disse nesta segunda-feira que não pretende convocar outro referendo sobre a saída do país da União Europeia (UE). A hipótese de uma nova consulta popular ganhou força nos últimos dias, quando mais de 2 milhões de pessoas assinaram uma petiçãoonline solicitando outro referendo. O site petition.parliament.uk chegou a travar com a quantidade de pedidos.

A iniciativa partiu de um cidadão identificado como William Oliver Healy, que pede para os deputados britânicos a "implementação de uma norma pela qual, se o voto para sair ou ficar na UE for inferior a 60%, com uma participação de 75%, deveria ser convocado outro referendo".

Na consulta da última quinta-feira, 51,9% dos eleitores votaram para que o Reino Unido saísse da UE, contra 48,1%. A eleição contou com 72% da participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário