Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 29 de junho de 2016


Univates:
A Univates recebe na quinta-feira, dia 30 de junho, a Caravana Gemis, projeto realizado pelo grupo Gênero, Mídia e Sexualidade (Gemis) com o apoio do Fundo Fale Sem Medo. O evento levará aos estudantes de Comunicação Social e à comunidade a oportunidade de reflexão sobre a construção das notícias que abordam a temática da violência contra a mulher. A caravana contempla a realização da oficina “Gênero e interseccionalidades: sensibilizando jornalistas no trato com a diferença” e da palestra “Mídia, gênero e construção da realidade: a naturalização da violência contra a mulher”.

Faculdade La Salle Estrela:
O curso de Logística da Faculdade La Salle de Estrela promove, no dia 30 de junho, uma mesa redonda para discutir a atual situação do Porto de Estrela e suas perspectivas para o futuro. O evento contará com a participação de representantes do Porto, da Cacis, da Câmara da Indústria e Comércio (CIC) do Vale do Taquari e da Prefeitura de Estrela. “Escolhemos esse tema com o propósito de mostrar tanto para acadêmicos quanto para a comunidade a conjuntura de um importante modal para a região. Vamos trazer à tona um assunto que faz parte do desenvolvimento econômico de Estrela e gerar uma reflexão sobre a temática”, explica o coordenador do curso de Logística, Marciano Bruch.

O debate será realizado dia 30 de junho, no auditório da Faculdade La Salle, a partir das 19h15 min. É aberto a comunidade.

O Porto Fluvial de Estrela está situado a uma distância de 450 km do Porto do Rio Grande, via hidrovia. A instituição é um importante caminho para a exploração do sistema hidroviário gaúcho escoando produtos para Rio Grande através do modal.

Rio Grande do Sul:
A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira, pelo placar de 25 votos a 20, o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2017, protocolado pelo governo de José Ivo Sartori. A matéria, que vale para todos os Poderes e órgãos da administração pública, limita em 3% o crescimento dos gastos com pessoal em relação a 2016.

Isso significa que, pelo segundo ano consecutivo, salários e concursos públicos seguirão congelados, com a garantia, apenas, de reajustes concedidos ainda na gestão anterior. Desde o início da semana, o Palácio Piratini passou a atrelar a aprovação do texto ao chamamento de mais concursados na área da Segurança Pública, considerada essencial. O texto segue agora para a sanção do governador.

Brasil:
Representantes de empresas e de trabalhadores divergiram "em tudo" na reunião desta terça-feira, sobre reforma da Previdência, no Palácio do Planalto. Depois de um mês e meio de criação e cinco reuniões, o grupo de trabalho para discutir a reforma da Previdência, com a participação do governo, empregadores e sindicalistas, decidiu nesta terça-feira que um novo grupo será formado para debater a questão. Com isso, a meta de entregar uma proposta até o fim de julho, agora, segundo o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, passou para "até o fim do ano".

Mundo:
Ao menos 36 pessoas morreram - incluindo estrangeiros - no triplo atentado suicida cometido nesta terça-feira contra o Aeroporto de Istambul, informou o primeiro-ministro turco, Bimali Yildirim, acrescentando que os primeiros indícios apontam para o grupo Estado Islâmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário