Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Notícias do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil e Mundo - 27 de junho de 2016



Univates:

Com ingresso solidário, a peça O Vale dos Infortúnios volta ao Teatro Univates no dia 26 de julho às 20h. O espetáculo do Grupo de Teatro da Univates marca o retorno da comunidade acadêmica às atividades do segundo semestre e integra a programação de Acolhida. 

A peça faz uma leitura particular de “A Maldição do Vale Negro”, de Caio Fernando Abreu, e conta uma história que se passa no castelo dos Benoit, em que a condessa Cristina esconde de sua sobrinha, Rosalinda, um grave segredo. Sem a presença dos pais e cercada pela vilania da governanta Ágatha e pelo oportunista Rafael D´Alençon, Rosalinda padece em um destino de crueldade e sofrimento. Carregada de sentimento e paixão, a história revela a maldade humana e seu preconceito com os menos favorecidos, em que o abuso do poder nem sempre tem um final feliz. 

Vale do Taquari:

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) condenou dois ex-presidentes da Câmara de Vereadores de Taquari, no exercício de 2014, por irregularidades na função. O órgão aprovou, com ressalvas, as contas da gestão dos ex-presidentes. Na decisão, foi advertido pelo não cumprimento, em totalidade, da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Acesso à Informação.

O Tribunal de Contas determinou que o vereador alerte os demais legisladores do conteúdo da decisão, para que evitem repetir a prática. Deverá ressarcir os cofres públicos em R$ 5,8 mil, apontados como irregularidades no pagamento de diárias, despesas em prestação de contas, ausência de comprovação de comparecimento no local e ausência de pernoite.

Ele ainda deverá pagar multa de R$ 1 mil pelo descumprimento de normas constitucionais. 

Rio Grande do Sul:

Servidores municipais de Porto Alegre realizam protesto em frente à sede da Secretaria Municipal de Educação, na rua dos Andradas, nesta segunda-feira. O ato, promovido pela Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa), marca o 14º dia de greve. A paralisação foi mantida por votação apertada em assembleia da categoria realizada na última quinta-feira. Na próxima terça, às 14h, uma nova assembleia, no Parque Harmonia, reavalia os rumos do movimento.

Brasil:

A presidente da República afastada, Dilma Rousseff, retornou a Brasília no fim da tarde deste domingo, após passar o fim de semana na companhia da família na capital gaúcha. De acordo com assessores, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que a transporta deixou o Rio Grande do Sul pouco depois das 17h.

Dilma não teve agenda oficial em Porto Alegre. Ela dedicou o sábado e o domingo à filha, Paula Araújo, e aos netos, Gabriel e Guilherme, que moram na zona sul da cidade, em um condomínio próximo ao seu apartamento. Dilma aproveitou para visitar o ex-marido, Carlos Araújo.

Hoje de manhã, apesar do frio, a presidente afastada andou de bicicleta por cerca de uma hora na Orla do Guaíba, também na zona sul de Porto Alegre, acompanhada de seguranças.

Mundo:

O Exército nigeriano realizou neste domingo uma série de operações no estado de Borno e libertou cerca de cinco mil pessoas mantidas reféns pelo grupo Boko Haram, informou um porta-voz do Exército.

As chamadas operações de limpeza foram conduzidas em dezenas de vilas ocupadas pelo grupo islâmico. Pelo menos dez mil militantes foram mortos. O Exército perdeu um soldado e outros dois militares ficaram feridos.

O Boko Haram mantém atividades no Nordeste da Nigéria desde 2009. No ano passado, o grupo expandiu seus ataques para Níger, Camarões e Chade. Em março de 2015, o Boko Haram afirmou sua aliança ao Daesh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário