Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 11 de julho de 2016


Univates:

Na manhã deste sábado, dia 9, ocorreu a reunião semestral entre Reitoria, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Diretórios Acadêmicos (DAs) da Univates. O momento é de sugestões e avaliação do que vem sendo feito na Instituição. Os representantes dos cursos apontam demandas de estudantes e expõem preocupações, tendo a devolutiva no momento do questionamento. Além desta reunião, a Univates realiza encontros mensais com o DCE e reuniões semestrais com líderes de turma.

Para Amanda Cantú e Mariana Goulart Wermann, integrantes do D.A. de Comunicação Social e Jornalismo, essa é a oportunidade de falar diretamente com a Reitoria. “O principal objetivo do D.A. é justamente fazer esse meio de campo”, afirma Amanada. “Porém o momento não é tão aproveitado pelos estudantes, às vezes surgem pautas dentro do próprio D.A.”, completa Mariana referindo-se à falta de engajamento dos alunos no momento de enviar pontos para discussão. As estudantes de Jornalismo contam que, como representantes, divulgaram o momento nas redes sociais do Diretório e questionaram colegas e amigos, além de juntar demandas que já ouviram e leram em outras situações.

Vale do Taquari:

Foi realizada, na quarta e quinta-feira (6 e 7/07), a etapa de basquete dos Jogos Escolares de Estrela, promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). As disputas envolveram atletas de cinco escolas, com 23 equipes distribuídas nas categorias mirim, infantil e juvenil, masculino e feminino. 
Na mirim masculino o 1º lugar ficou com o Colégio Santo Antônio; em 2º lugar o Martin Luther; 3º lugar Emef Leo Joas, 4º lugar Emef Pinheiros e 5º lugar Emef Odilo Afonso Thomé. Na mirim feminino a Emef Leo Joas conquistou o 1º lugar. Em 2º ficou a Emef Pinheiros e em 3º a Emef Odilo Afonso Thomé.
Na categoria infantil masculino os vencedores foram o Colégio Santo Antônio (campeão), Emef Leo Joas (vice), Emef Odilo Thomé (3º lugar) e 4º lugar, Pinheiros. No feminino a campeã foi a equipe da Emef Odilo Thomé e em 2º lugar as representantes da Emef Leo Joas.
Na juvenil masculino a equipe campeã foi a do Martin Luther; em 2º lugar Santo Antônio, 3º lugar Pinheiros, 4º lugar Odilo Afonso Thomé e 5º lugar Leo Joas. Na categoria juvenil feminino o 1º lugar foi conquistado pelo Colégio Martin Luther, 2º lugar para a Leo Joas, 3º lugar a Emef Pinheiros e em 4º Lugar e Emef Odilo Afonso Thomé.

Rio Grande do Sul:

As três unidades do Serviço Nacional de Empregos (Sine) em Porto Alegre selecionam candidatos para 114 novas vagas, a partir desta segunda-feira. Há oportunidades para cargos como porteiro, auxiliar administrativo, auxiliar de limpeza e motorista de caminhão. Além das novas ofertas, o Sine costuma oferecer uma média de mil vagas diárias na Capital. A procura normal fica em torno de 400 pessoas ao dia.

Brasil:

O secretário-executivo do Programa de Parcerias e Investimentos, Moreira Franco, postou neste domingo, 10, no perfil dele no Twitter, que recebeu orientação do presidente em exercício Michel Temer de que o governo não vai se posicionar em relação à disputa à presidência da Câmara. "A orientação do presidente Temer é clara: governo não se mete na disputa na Câmara, não apoia candidato. É minha posição! Que vença o melhor para a Casa", escreveu o secretário.

Moreira Franco é um dos nomes mais próximos de Temer no governo e foi um dos principais articuladores do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Não é a primeira vez que o secretário usa as redes sociais na internet para se manifestar em nome do governo e defender as posições do presidente em exercício.

Mundo:

O presidente Barack Obama fez um apelo por calma neste domingo nos Estados Unidos e pediu o respeito à polícia, depois de novos protestos em várias cidades em um momento de tensão entre as minorias raciais e as forças de segurança. Os Estados Unidos foram abalados por várias mortes de cidadãos afro-americanos por policiais brancos, muitas delas filmadas e divulgadas nas redes sociais e na imprensa.

A crise ficou ainda maior na quinta-feira, quando um jovem negro veterano de guerra matou cinco policiais brancos em Dallas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário