Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 12 de julho de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 12 de julho de 2016

Univates:

Um dos focos da Univates é a internacionalização: novas culturas, novos olhares e experiências. É o caso dos 43 estudantes da Instituição que realizarão intercâmbio acadêmico no segundo semestre deste ano. No roteiro, diferentes destinos. Além da Colômbia, o pessoal embarca para Chile, Argentina, Portugal, Espanha, Alemanha, Polônia, República Tcheca e até para a China. 

Juliana Prates Raguzzoni é estudante de Direito e será a primeira aluna da Univates a ir para a República Tcheca.

Vale do Taquari:

As escolas públicas e privadas da região já podem se inscrever para a “Tarde das Escolas” da 20ª Expovale. A atividade ocorrerá no dia 18 de novembro, das 14h às 18h, e é direcionada aos estudantes do Ensino Fundamental. 

A ordem neste dia é se divertir. E, para isso, será disponibilizado um ingresso com acesso ao parque de diversões para cada criança. As escolas que desejam visitar a feira devem enviar um ofício para o e-mail contatoeventos@acilajeado.org.br com o número de alunos e professores que vão participar. Além disso, no material deve conter o nome do responsável pelo grupo, seu contato e o telefone da escola.

Na Expovale 2014 a programação reuniu 24 escolas de 11 municípios do Vale do Taquari, totalizando 1400 alunos. Na ocasião, os estudantes puderam visitar os expositores e brincar no parque de diversões. As cidades presentes foram Anta Gorda, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Lajeado, Marques de Souza, Poço das Antas, Progresso e Taquari.

A Expovale 2016 se realiza de 11 a 20 de novembro no Parque do Imigrante, em Lajeado. É uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado. Tem o patrocínio de Fruki Guaraná e Rede Imec de Supermercados, e apoio de Farmácias São João, Rota Indústria Gráfica, Bremil, Florestal Alimentos e Cervejaria Salva.

Rio Grande do Sul:

A chuva de granizo da noite de ontem e da madrugada desta segunda-feira (11) danificou pelo menos 3,2 mil residências em três municípios gaúchos, que concentraram a maioria dos estragos. A cidade mais afetada é Viamão, com 1,9 mil casas atingidas cadastradas pela prefeitura.

A expectativa é que o número chegue a 2 mil até amanhã. Devido aos estragos, a prefeitura decretou situação de emergência no município. 

Minas do Leão, na região Carbonífera, registrou danos em 800 casas. De acordo com a prefeita Silvia Lasek, o município nunca enfrentou algo semelhante desde que foi emancipado, em 1992. Ela também já prepara um decreto de emergência.

Por enquanto, a prefeitura faz a distribuição de sacolas de alimentos e telhas. Os bairros mais atingidos são São José e Recreio. 

Das quatro escolas municipais, uma teve as aulas suspensas. Todas as salas da escola Ricardo Porto foram atingidas, e a Secretaria da Educação teve de antecipar as férias dos 250 alunos, que começariam no dia 18.

Em Soledade, 500 moradias tiveram prejuízos. A prefeitura decretou situação de emergência no município em razão dos estragos. Outros municípios atingidos foram Guaíba, Eldorado do Sul, Sapucaia do Sul, Alvorada, Cachoeirinhae Canoas. 

Brasil:

A presidente afastada, Dilma Rousseff, foi convidada oficialmente nesta segunda-feira (11) pelo Comitê Olímpico Internacional para participar da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. De acordo com a assessoria de imprensa de Dilma, ela ainda não decidiu se comparecerá ou não à cerimônia.

Agendada para a noite do dia 5 de agosto no Estádio do Maracanã, a solenidade de abertura, que conta com desfile das delegações e espetáculos, é um dos eventos mais aguardados dos jogos. Na sexta-feira, ao conceder entrevista a um jornal português, a presidente afirmou que avaliaria a possibilidade de ir. Ela informou que não irá caso "haja condições que a diminuam".

Mundo:

A maioria dos europeus considera que a afluência de refugiados sobre o continente aumenta o risco de atentados terroristas. Além disso, uma grande porcentagem se preocupa com os efeitos da imigração sobre o emprego, esses são dados de uma pesquisa publicada nesta segunda-feira pelo instituto americano Pew Research. Em oito dos dez países examinados, que representam 80% da população europeia, ao menos metade dos entrevistados acredita que a chegada de demandantes de asilo "aumenta o risco terrorista". Mais de um milhão de refugiados se registraram na Europa em 2015, muitos fugindo da guerra na Síria.

A percentagem de pessoas que fazem uma ligação entre refugiados e risco terrorista alcança o recorde na Hungria e na Polônia (com 76% e 71%, respectivamente), países que proporcionalmente acolheram poucos imigrantes e nos quais os governos adotaram duras medidas a respeito dos refugiados. Os alemães, que são aqueles que receberam mais demandantes de asilo, compartilham 61% desta opinião, os italianos, 60%, e os britânicos, 52%.

Paradoxalmente, na França, um país duramente atingido por atentados em 2015, uma maioria (51%) não compartilha desta opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário