Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 26 de julho de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 26 de julho de 2016



Univates:

A Univates concluiu, na última semana, a construção de novas vagas de estacionamento. A estrutura, localizada atrás do Centro Cultural, vem ao encontro da demanda solicitada pelos acadêmicos e conta com aproximadamente 100 vagas disponíveis para automóveis. As novas vagas ficam disponíveis a partir desta segunda-feira, dia 25, podendo ser acessadas pelas cancelas localizadas em frente ao Prédio 11 e nos fundos do Prédio 12.

Conforme a arquiteta da Univates, Michele Welp, o ambiente foi construído nos padrões dos estacionamentos já existentes no campus e busca atender à crescente demanda por vagas. “Os espaços no entorno dos Prédios 11 e 12 careciam de estacionamentos. A demanda de alunos que frequentam esses prédios era maior do que a quantidade de vagas disponibilizadas”, explica.

As obras duraram cerca de três meses e a novidade ficou por conta da iluminação de LED, que busca diminuir os gastos com energia elétrica. Destaque também para o processo de terraplenagem, que contou com o aproveitamento de corte e aterro, garantindo economia à obra.

Vale do Taquari:

O potencial turístico de Estrela foi avaliado na última reunião do Conselho Municipal do Planejamento Estratégico 2015-2035 – A Estrela que queremos. O grupo, formado por representantes dos vários segmentos da comunidade, trabalha agora com foco nos objetivos definidos pelo plano. Conforme Klaus Simon, responsável pelo Conselho, foram formados comitês, que possuem uma entidade responsável, os quais vão detalhar ações nas diversas áreas. No último encontro houve explanação sobre o potencial turístico do município, pois um dos objetivos é tornar Estrela uma das cidades de referencial turístico no Estado.

Outro grupo, com participação da Brigada Militar, está trabalhando em objetivos como ofertar condições necessárias para a qualidade de vida; qualificar e modernizar os serviços públicos e proporcionar mobilidade de qualidade. Crescer em diferentes segmentos econômicos e fortalecer a participação cidadã são temas do grupo encabeçado pela União das Associações de Bairros (Uame). O Lions Clube também está inserido no grupo que atua na área do turismo, da participação cidadã e qualidade de vida. 

Sob a liderança da Cacis estão sendo discutidos temas como o crescimento nos diversos segmentos econômicos, oportunizar empreendimentos sustentáveis, obter recursos externos para investimento local e a formação de parcerias para o desenvolvimento de infraestrutura. STR, Emater/RS-Ascar e outras entidades discutem o desenvolvimento constante da produção rural e o fortalecimento da participação cidadã, enquanto a Faculdade La Salle também trabalha temas como a participação cidadã, empreendimentos sustentáveis e educação e cultura. 

Rio Grande do Sul:

O número de eleitores no Brasil cresceu 4% em relação a 2012. Na eleição deste ano, 144 milhões de brasileiros estão aptos a votar, de acordo com dados atualizados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As mulheres continuam sendo maioria entre os eleitores, com 52%.

O Rio Grande do Sul tem 8,3 milhões eleitores, ou 5% do país. Se no Brasil, o crescimento de eleitores foi de 4%, no Estado o crescimento em relação a 2012 é de apenas 0,5%.

Hoje, Caxias do Sul tem 293.400 eleitores, Pelotas, 228.600, Rio Grande, 154.500 e Santa Maria, 203 mil eleitores. Porto Alegre tem 1.098.500 eleitores.

O município de São Paulo tem o maior número de pessoas aptas a votar em outubro. São mais de 8,8 milhões. O município de Araguainha, em Mato Grosso, tem o menor colégio eleitoral do país, com 954 inscritos.

Brasil:

A primeira vacina contra a dengue disponível no Brasil vai custar de R$ 132 a R$ 138, segundo anunciou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira (25). Segundo informações  a Dengvaxia poderá ser comprada por hospitais e clínicas particulares.

A vacina foi produzida pelo laboratório francês da Sanofi Pasteur e imuniza contra os quatro sorotipos existentes da doença. Ela poderá ser aplicada em pacientes de nove a 45 anos, que deverão tomar três doses subcutâneas com intervalo de seis meses entre elas.

De acordo com o Ministério da Saúde, não há previsão de compra de doses para o Sistema Único de Saúde (SUS). Primeiramente, serão feitos estudos de custo para distribuição nacional da vacina - caso seja viável, a Dengvaxia poderá ser distribuída de graça no país.

Mundo:

A candidatura da democrata Hillary Clinton à Casa Branca será oficializada nesta terça-feira (26) na convenção nacional do partido. Ontem, a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, e o senador Bernie Sanders, que foi derrotado por Hillary nas prévias, defenderam a ex-secretária de Estado e atacaram o candidato republicano, Donald Trump.

Nenhum comentário:

Postar um comentário