Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Gás natural e adubo serão produzidos em Estrela-RS



USINA VAI PRODUZIR GÁS NATURAL e ADUBO EM ESTRELA A PARTIR DE RESíDUOS

A indústria é uma parceria entre a Ecometano do Rio de Janeiro e a Folhito Adubos Orgânicos de Lajeado. 

A Usina de Tratamento de Efluentes e Resíduos (UTER) irá produzir 44 mil metros cúbicos de gás natural (Metano) por dia e 550 toneladas de adubo orgânico (por dia útil). Além disso, vai filtrar gases como CO2. O novo empreendimento vai ser instalado numa área de 7 hectares na Linha Delfina, em Estrela, RS. 

A indústria vai receber 740 toneladas por dia de resíduos gerados nas atividades agropastoris (esterco de aves, dejetos suínos, e bovinos e carcaças ) e de atividades agroindustriais (frigoríficos, laticínios, incubatórios, fábricas de doces, produtoras de ração, resíduos de caldeiras e de refeitórios). A UTER vai processar esses resíduos, agregando valor, ou seja, vai transformar os dejetos em energia( gases) e produzir adubo para revender ao produtor. 

O investimento é de 100 milhões de reais. A usina vai empregar mais de 40 pessoas de forma direta, além de um grande número de pessoas terceirizadas. Para possibilitar o início dos investimentos foram realizados estudos prévios, além dos exigidos pela legislação. 
A usina já possui a Licença Prévia da FEPAM. No momento, a atividade está em fase de análise para emissão da Licença de Instalação. Todos os estudos ambientais foram elaborados pela empresa Ambientar Consultoria Ambiental.

A geração de resíduos orgânicos na região é elevada, muitas vezes esses dejetos são descartados de forma inadequada, gerando prejuízos ao meio ambiente. A produção da usina vai trazer benefícios para a natureza e aquecer a economia com a geração de energia. 

SAIBA MAIS; 
A Folhito Adubos Orgânicos está no mercado há 23 anos, ocupa a 46a posição no ranking das 100 maiores em Valor Adicionado Fiscal no município de Lajeado. Processa cerca de 300 toneladas de resíduos por dia, gerando 65.000 toneladas de orgânicos por ano. Comercializa o adubo em todo o Rio Grande do Sul, litoral catarinense e São Paulo. Com esse nova parceria, a capacidade deve quase triplicar. 

A Ecometano atua no mercado de gás natural renovável ou biometano, desde 2010. Idealizou é sócia e opera, uma planta de captação de biogás, produção e compressão de Biometano em um Aterro Sanitário no Rio de Janeiro, com capacidade para 1.200m3 por hora de biogás. Este gás atualmente é comercializado para um grande centro de distribuição que opera 14 geradores para abastecer uma câmara fria. 

Atualmente, a Ecometano também está empenhada no término da construção de sua 2ª usina, no Ceará, que terá uma capacidade até 10 vezes maior e entrará em operação no meio do ano de 2017, e no termino das licenças, financiamentos e contratos para início da construção da 3ª planta, a UTER.

Simone Wobeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário