Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Notícias da Prefreitura de Estrela - 24 de Agosto de 2016


A Prefeitura de Estrela, através da Secretaria do Meio Ambiente, informa que será alterada a sistemática de recolhimento na Rua Germano Hasslocher, bairro Oriental. As duas lixeiras coletivas, localizadas na esquina com a Rua Astor Mallmann, serão retiradas, e a partir desta semana os moradores devem deixar o lixo, acondicionado em sacos plásticos, em frente às suas residências, para que a empresa responsável faça o recolhimento. O lixo orgânico é coletado nas terças, quintas e sábados à tarde, e o lixo seco nas sextas-feiras. Mais informações ou dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3981-1191, na Secretaria do Meio Ambiente.

Agentes de saúde e agentes de endemias de Estrela estão participando de uma capacitação, oferecida pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde e Secretaria da Saúde, através da Viglância em Saúde e Atenção Básica, para o controle do mosquito Aedes Aegypti. São 40 horas de treinamento, durante as quais os profissionais vão receber orientações teóricas e práticas a fim de estarem preparados para identificar possíveis focos do mosquito, coletar e identificar larvas e como agir em relação a medidas de prevenção.

O primeiro encontro, com 8 horas de aula teórica, ocorreu na segunda-feira, tendo como palestrante a bióloga da 16ª CRS, Carolina Brandt Gualdi. Hoje (23.08) e quarta-feira (24.08) o grupo foi dividido em duas turmas e terá atividades práticas, com visitas a pontos estratégicos (cemitérios e depósitos de sucatas), visitas a domicílios e coleta de larvas, entre outras ações. Eles serão preparados também para realizar o Registro de Estabelecimentos (RG), que é o mapeamento de todos os domicílios do município para ações futuras de combate ao mosquito Aedes. 

Numa etapa seguinte, conforme a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria da Saúde, enfermeira Leandra Baldissarelli, os agentes farão atividades em suas áreas de atuação, com visitas e orientações à comunidade. Ao final da capacitação, todos se reunirão para discutir sobre as ações que desenvolveram e apresentar as ações nas comunidades em que atuam. Os participantes vão receber certificado da Escola de Saúde Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário