Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 16 de agosto de 2016


Univates:

No mês de agosto foram retomadas as competições da 9ª Copa Univates/DCE. As disputas de basquetebol, ginástica de trampolim, handebol e natação acontecem durante os meses de setembro e outubro, sendo que as inscrições vão até o dia 31 de agosto.

A Copa Univates/DCE busca proporcionar momentos de lazer e integração entre os cursos de graduação, pós-graduação e técnicos. Cada curso pode inscrever duas equipes em cada modalidade. Caso algum curso não tenha número mínimo de alunos para compor uma equipe, deve encaminhar para a coordenação do Complexo Esportivo uma solicitação, via e-mail, de inscrição de uma equipe com dois cursos diferentes, explicando o motivo da junção. 

Vale do Taquari

A FUNDEF será a entidade beneficiada pelo evento neste ano. A ação solidária é promovida pela Capital Verde, uma empresa de consultoria e capacitação empresarial de Lajeado. O valor arrecado com a venda de ingressos vai ser repassado para a entidade. 

No ano passado, o Happy Hour arrecadou 800 brinquedos que foram distribuídos, a grande maioria, para o Ciep, do bairro Santo Antônio. Uma das idealizadoras do projeto e administradora de empresas da Capital Verde, Raquel Winter Reali, explica que a cada ano uma nova entidade é favorecida pela ação solidária. 

A FUNDEF foi escolhida pelo trabalho que desenvolve na reabilitação de pacientes fissurados e deficientes auditivos. 

Rio Grande do Sul

O governador José Ivo Sartori reconheceu o erro por afirmar, em entrevista nesta segunda-feira, que o número de latrocínios no Rio Grande do Sul havia diminuído. "Foi um equívoco. Referia-me à diminuição do roubo de veículos", justificou o gestor estadual, salientando que a redução da violência passa por mudanças na legislação penal e processual.

"Nunca se prendeu tanto no RS. As polícias investigam mais rápido e com mais eficiência. Por isso não canso de incentivar nossas equipes", afirmou Sartori no Twitter. Ele exaltou a autorização de concurso para ocupar 106 vagas na área da perícia e garantiu mais contratações. "Mas tudo o que fizermos na segurança pública será pouco. Precisamos mudar a legislação penal e processual penal", avaliou.

Brasil

A força-tarefa da Lava Jato suspeita que Cláudia Cruz, mulher do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mantenha outras contas secretas ainda não descobertas no exterior e, por isso, se manifestou contra o pedido da jornalista para devolução de seu passaporte pela Justiça Federal em Curitiba. Os procuradores da República que investigam Cláudia temem que ela poderá fugir do Brasil.

"Não obstante a conta Kopek estar bloqueada desde 7 de abril de 2015, existe real possibilidade de Cláudia Cordeiro Cruz e/ou seus familiares manterem outras contas bancárias no exterior, havendo risco concreto de eventual fuga e utilização de ativos secretos ainda não bloqueados caso o passaporte seja devolvido", alertam os procuradores em manifestação ao juiz Sérgio Moro nesta segunda-feira.

Mundo

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, divulgou seu plano antiterrorista, afirmando que vai implementar um "exame exaustivo" de imigrantes como uma maneira de proteger o país, além de suspender a imigração de alguns países. "Devíamos admitir neste país apenas aqueles que compartilham nossos valores e que respeitam nosso povo", afirmou Trump, em um discurso em Ohio, no norte dos EUA, dedicado a seu programa de Política Externa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário