Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 19 de setembro de 2016


Univates:

A Univates promove, entre os dias 26 e 28 de setembro, a Semana Acadêmica do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS). A programação traz atividades que contemplam todos os cursos relacionados ao Centro: Design, Design de Moda,Direito, Educação Física – licenciatura, História, Jornalismo, Letras, Pedagogia e Publicidade.

Com o tema “Identidades em trânsito”, o evento propõe-se a discutir questões relacionadas à perspectiva de vivência de um tempo em que se desafiam e se enfrentam imposições normativas e papéis preestabelecidos.

As atividades são multidisciplinares, compartilhadas entre os diversos cursos vinculados ao CCHS. Na ocasião, será promovido um conjunto de eventos acadêmicos: palestras, oficinas, atividades culturais e de integração.

Vale do Taquari:

A Área de Extensão da Faculdade La Salle oferta o curso:
BOAS PRÁTICAS PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO
De 26 a 30 de setembro de 2016.
CAPACITAR PROFISSIONAIS para trabalhar na área de alimentos visando à produção de alimentos de acordo com as orientações da VIGILÂNCIA SANITÁRIA, bem como com a legislação vigente, alimentos manipulados e transportados sob condições sanitárias adequadas. Oportunizar conhecimentos para a organização de práticas que auxiliem nos processos do cotidiano do negócio. Melhoria das condições higiênico-sanitárias dos serviços e preparações da alimentação.
Carga Horária: 15 horas
Instrutora: Deise Portz
Investimento: R$200 ou 2x R$100
Em anexo mais informações.
* Os certificados serão emitidos após 7 dias do término do curso.

Rio Grande do Sul:

O Desfile Temático – Espetáculo A República das Carretas, que foi realizado neste domingo na avenida Edvaldo Pereira Paiva, foi composto por dez Invernadas temáticas, formadas por 1,4 mil pessoas, integrantes dos Centro de Tradições Gaúchas, Departamento de Tradições Gaúchas, Piquetes, Associações e convidados. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de duas mil pessoas assistiram ao desfile.

Através de elementos cênicos, indumentária gaúcha e performances de teatro e dança, os grupos apresentaram ao público os fatos marcantes da Revolução Farroupilha, inspirados na obra homônima do escritor gaúcho Barbosa Lessa, de 1986 - República das Carretas, que retrata a importância que tiveram as carretas no período Farroupilha no Rio Grande do Sul. A música ficou por conta de Alexandre Brunetto e o grupo Santa Fé, em homenagem à obra de Barbosa Lessa.

Brasil:

A Polícia Militar usou gás de pimenta no protesto contra o presidente Michel Temer que ocorria de forma pacífica na Avenida Paulista, em São Paulo. A confusão começou por volta das 17h, quando os policiais militares tentaram impedir que uma ambulante vendesse água e cerveja durante a manifestação. A vendedora resistiu à ação dos PMs que queriam tomar a caixa com os produtos.

Os manifestantes que viam à cena começaram a protestar contra os policiais, atirando objetos na direção deles. Uma garrafa acertou uma repórter da TV Brasil na cabeça. A polícia, então, usou gás de pimenta para dispersar os manifestantes. O ex-senador e atual candidato a vereador de São Paulo Eduardo Suplicy foi atingido pelo gás.

Mundo:

As autoridades investigam como um "ato terrorista" o ataque com explosivos que deixou 29 feridos neste sábado em Nova York, dos dias antes da abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas. Até o momento, descartam-se os vínculos internacionais. Em coletiva de imprensa, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse que ainda não se sabe o motivo do ataque. "Não sabemos a motivação, não sabemos sua natureza. Não sabemos se teve uma motivação política ou se foi uma motivação pessoal", disse De Blasio. "Todas as teorias sobre o que ocorreu e suas conexões serão analisadas, mas ainda não temos evidência concreta", acrescentou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário