Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Notícia de Estrela-RS - Márcio Dal Cin palestrou na Faculdade La Salle



Força de vontade é o que transforma adversidade em negócios, segundo empreendedor tetraplégico


O empreendedor Márcio Dal Cin (38) conseguiu atrair a atenção do público ao contar sua história de vida e narrar o acidente que o deixou tetraplégico. O palestrante falou a uma plateia absorta e composta, em sua maioria, por estudantes e professores. O encontro ocorreu na segunda-feira (26) no auditório da Faculdade La Salle e foi promovido pelo Centro de Empreendedorismo do Vale (CEV) - localizado dentro da instituição - e pela coordenação dos cursos de extensão da Faculdade.

A palestra de Dal Cin foi inspiradora. Ele abordou sua trajetória de vida desde sua origem, infância e família até chegar ao momento mais trágico: o dia do acidente, há seis anos. O episódio resultou na lesão de medula e uma série de outras complicações de saúde. Não foi nada fácil para o empreendedor começar do zero, em cima de uma cadeira de rodas. O impacto do “baque” o fez perder a fé em Deus. Depois de ter passado por profunda tristeza, ele decidiu fazer uma escolha. Optou pela vida ativa. “Eu tinha duas escolhas, aceitar a situação e viver dependente ou buscar alternativa para fazer a vida valer a pena. Minha decisão foi ir em frente. Tive minha mulher e minha filha, Clara, como minhas principais incentivadoras. Por elas, eu não poderia enfraquecer.”

O tema da palestra de Dal Cin é “Transformando adversidades em negócio” e ele motiva o público, em duas horas, a obter força de vontade para poder vencer os percalços do cotidiano. A vontade foi a mola propulsora que o fez seguir adiante, mesmo perdendo sua espiritualidade. “Eu coloquei um propósito na minha vida: a partir do momento do acidente, tive de me refazer de outra forma. Hoje, acredito na força do pensamento.”

Para ele, transformar adversidade em negócio é colocar metas realizáveis, servir de exemplo para a família e amigos e tocar adiante os projetos de vida. “Você pode ter iniciativa ou viver de forma morna. No meu caso, eu não queria que minha filha crescesse tendo um pai acomodado.”

Dal Cin iniciou seu projeto de palestras há quatro meses e tem tido boa receptividade do público. Conforme ele, as pessoas carecem de exemplos de liderança e superação. Decidiu palestrar ao perceber que sua trajetória de vida renderia uma boa história para inspirar. E pelos aplausos da plateia, estava certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário