Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

MEC autoriza curso de Ciências Contábeis na La Salle de Estrela


MEC autoriza curso de Ciências Contábeis na La Salle de Estrela

Faculdade oferece 40 vagas em Ciências Contábeis. Curso passa a valer ainda neste vestibular, que ocorre em 3 de dezembro

O Ministério da Educação deu liberação para que a Faculdade La Salle de Estrela pudesse introduzir Ciências Contábeis no quadro de cursos. Com isso, a instituição passa a oferecer 40 vagas para o primeiro semestre. As inscrições para o vestibular de verão estão abertas e podem ser feitas pelo site ou secretaria da Faculdade, até o dia 1º de dezembro. O curso tem duração de oito semestres e começou a ser projetado pelo professor e contabilista Claudir Luis da Silva no início do ano. “Foi planejado e desenvolvido com o propósito de atender as necessidades do mercado de trabalho e as normas legais estabelecidas nas Diretrizes Nacionais dos Cursos de Ciências Contábeis”, diz ele que também será o coordenador. 

Segundo Silva, o curso de Ciências Contábeis visa formar um profissional capacitado não somente ao exercício legal da profissão de contador e possuidor de espírito crítico e apurado senso analítico, mas também dotado de elevado potencial empreendedor e de visão estratégica, capacitando-o para a prática das decisões. A grande ênfase na formação é capacitar o profissional a ajudar a traçar planos de investimento em uma organização, pode atuar na área tributária ou financeira, de recursos humanos ou na perícia contábil. Pode ainda trabalhar em escritórios de contabilidade, atendendo pequenas e médias empresas que terceirizam o setor contábil, ou abrir seu próprio negócio. “Algumas atividades são exclusivas desse profissional, como a auditoria e as perícias contábeis.”

No primeiro ano de curso de graduação em Ciências Contábeis o aluno assiste a disciplinas introdutórias. Para o segundo ano as disciplinas são preparadas para uma formação técnica e gerencial, com teorias direcionadas às atividades do trabalho. Somente no terceiro ano as aulas de auditoria e perícia são iniciadas, possibilitando que o aluno aplique seus conhecimentos teóricos em suas vivências práticas.

Mercado de trabalho

Conforme Silva, o mercado de trabalho sempre esteve aquecido em função de uma legislação tributária muito complexa. Desde 2010, a contabilidade vem passando por transformações num processo de adaptação das normais contábeis locais para os padrões internacionais, novidades essas que colocam o profissional em evidência no mercado. Por causa disso, ele acredita que o curso da La Salle será muito procurado. O cenário econômico frágil que o Brasil tem apresentado também contribui para as empresas buscarem tais profissionais. 

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), só no Brasil, existem mais de 535 mil profissionais registrados e 56 mil organizações contábeis. Além disso, desde 2015 somente os bacharéis podem obter o registro profissional para atuar no setor. Antes, técnicos em contabilidade também podiam solicitar o documento. Para obter o registro profissional e exercer a profissão, o recém-formado deve prestar o Exame de Suficiência da Classe Contábil, obrigatório desde 2011. Para se inscrever na prova é preciso ter concluído o curso ou estar cursando o último ano da graduação em Ciências Contábeis.

Vestibular

O curso de Ciências Contábeis passa a valer ainda no vestibular de verão 2017. O processo seletivo da Faculdade La Salle de Estrela será realizado no dia 3 de dezembro (sábado), das 13h30 às 16h30min. Os candidatos terão três horas para fazer a prova de redação. As inscrições estão abertas mediante uma taxa de R$ 30. Elas podem ser feitas até o dia 1º de dezembro através do endereço www.lasalle.edu.br/faculdade/estrela até às 24h. Na secretaria da Faculdade, as inscrições encerram às 17h do dia 2 de dezembro. A Faculdade oferece oito cursos de graduação e tem como diferencial cursos focados em gestão.Os cursos estão autorizados e reconhecidos devidamente no MEC com notas 4, sendo que o máximo é nota 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário