Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Notícias de Colinas-RS - 05 de outubro de 2016


4ª edição do Caminho das Lendas segue até dia 11

Até o dia 11 de outubro, o Centro Cultural Morgenstern com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Smec), realizam a 4ª edição do projeto “Caminho das Lendas”. O evento é integrado ao 25º Blumentanzfest e está organizado em três estações temáticas, onde serão contadas e encenadas três histórias infantis: O Lobo Mau e os 7 Cabritinhos; Os 3 porquinhos e o Lobo Mau; e As Roupas Novas do Imperador. A abertura ocorreu na tarde de terça-feira, dia 27 de setembro.

As encenações estão por conta dos professores e alunos da EMEF Ipiranga, integrando com projetos de leitura trabalhados em sala de aula durante o ano. As histórias são contadas de forma lúdica em cenários que procuram reproduzir os ambientes e a época em que elas aconteceram, como o jardim de Cecília Ordis Gerhardt e de Líris Terezinha Brentano e a Praça dos Pássaros.

Dias 28 de setembro, 4, 5 e 11 de outubro a atividade ocorrerá sempre na parte da tarde. No sábado à tarde, dia 1º de outubro, terá edição especial destinada à comunidade colinense e demais visitantes. No mesmo dia, os grupos juvenis terão encontro promovido pelo Centro Cultural Morgenstern.

Como participar?

Interessados em participar podem agendar a sua participação pelo telefone (51) 3760-1158 de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, ou pelo e-mail educacao@colinasrs.com.br. Na oportunidade, os alunos e os professores serão conduzidos às estações, acompanhados por um guia. O custo é de R$ 5 por aluno.

Aviso do Setor de Trânsito

O Setor de Trânsito aproveita para comunicar aos motoristas que tomem cuidado com o fluxo de ônibus e de crianças que estarão nas imediações dos locais de apresentação das encenações teatrais.

Campeonato Municipal de Futsal terá rodadas dia 7 e 11

Está programada para esta sexta-feira (07) a realização da sétima rodada do Campeonato Municipal de Futsal de Colinas. Cinco jogos ocorrem na noite, a partir das 19h, no Ginásio Municipal de Esportes. No dia 11 de outubro, próxima terça-feira, véspera de feriado, mais cinco jogos ocorrerão a partir do mesmo horário e local. As semifinais estão previstas para ocorrer dia 14 de outubro, sexta-feira.

Confrontos dia 7

Unidas pela Cachaça x Feras 1

Juventude x Tiger´s

Tupi x Real Strett

Cartel do Corvo x Penetras

Sem Crise x Raiders

Confrontos dia 11

Boas de Bola x Feras 2 (feminino)

Raides x Tiger´s (Força Livre)

Sem Crise x Penetras (Força Livre)

Juventude x Tupi (Força Livre)

Cartel do Corvo x Real Strett (Força Livre)

Panôs em patchwork são confeccionados por idosas

Entre as diversas atividades oferecidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras), o grupo Conviver, composto por 15 idosas, oferece aulas de artesanato ministradas por Simone Wolker. Os encontros ocorrem das 14h às 16h, nas segundas-feiras. Durante as aulas, elas aprendem diversas técnicas de corte e costura. bordados, pintura em madeira e patchwork.

Na última semana, o grupo deu início à produção de panôs em patchwork. Utilizando língua, agulha e recortes de tecido, trabalham a criatividade e a imaginação. A previsão é que o material esteja pronto em até 15 dias para ser utilizado pelas participantes. Bordado com a bota do Papai Noel, o pano será acompanhado a um suporte de madeira. Os objetos poderão servir como decoração de ambientes durante os festejos natalinos.

As atividades realizadas têm por objetivo aumentar a qualidade de vida e promover o bem-estar. Interessados em participar das aulas devem ter acima de 60 anos e podem entrar em contato com o Cras.

Projeto AES Sul na Comunidade: Estudantes de Colinas aprendem sobre sustentabilidade

Com o objetivo de inserir a temática da sustentabilidade no ambiente escolar, contribuindo para a formação de sociedades mais sustentáveis, o projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar realizou na última sexta-feira (30) atividades para alunos e educadores de Colinas. Cerca de 170 alunos, acompanhados de 11 professores, assistiram ao espetáculo teatral “Inventário de seres e coisas” e participaram de dinâmicas e brincadeiras relacionadas aos temas energia e meio ambiente, desenvolvidas no Ginásio Municipal. Também receberam materiais didáticos – Revista do Aluno e Revista do Professor – para fomentar a continuidade da proposta educativa nas instituições de ensino. A secretária municipal de Educação, Cultura, Turismo de Desporto, Tania Fensterseifer, acompanhou as atividades. 

A AES Sul aposta na educação para a formação de sociedades mais conscientes e comprometidas com o planeta. Para isso, irá percorrer os 118 municípios da sua área de concessão com atividades sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e mobilidade, para estudantes e educadores da rede pública de ensino. Até setembro de 2017, serão realizadas 300 ações educativas gratuitas, que se dividem em dois momentos: os Seminários Regionais – capacitações específicas para educadores – que têm como tema “Educação para a formação de sociedades sustentáveis” e contemplam em sua programação oficinas, workshops e uma mesa redonda, e as Ações – momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para alunos e educadores e realizadas em cada um dos municípios.

Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da AES Sul e alinhado à Plataforma de Sustentabilidade da AES Brasil, o projeto visitou 79 cidades nos seus dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015), com a participação de mais de 20m mil pessoas.

Sobre a AES Sul

Distribui energia elétrica para cerca de 4 milhões de gaúchos em 118 municípios da região Centro-Oeste do Rio Grande do Sul, onde está presente há 18 anos. Fornece 30,4% da energia consumida no estado, incluindo regiões urbanas e rurais. Para fornecer energia confiável, segura e sustentável para o bem-estar de milhões de pessoas e para o desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul, possui uma força de trabalho que se dedica diariamente a fazer sempre melhor e mais rápido. Está atenta às necessidades de seus clientes e demais públicos de relacionamento e tem consciência da importância do foco na sustentabilidade.

Sobre o Programa de Eficiência Energética

Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), desenvolve projetos para combater e evitar desperdícios de energia elétrica junto aos clientes, sejam eles indivíduos ou organizações. Seguindo uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), destina 0,5% da receita líquida anual para essa finalidade. Promove o uso eficiente da energia elétrica por meio da regularização de ligações informais em comunidades de baixa renda – no programa Transformação de Consumidores em Clientes – e de projetos educacionais com foco no consumo consciente, como o AES Sul na Comunidade e o Recicle Mais, Pague Menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário