Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Festival de Cinema de Lajeado firma parceria com Associação dos Críticos de Cinema do RS


Festival de Cinema de Lajeado firma parceria com Associação dos Críticos de Cinema do RS

Uma parceria importante para a produção de obras audiovisuais gaúchas foi firmada esta semana. O Festival de Cinema de Lajeado e a Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) estão juntos na tarefa de difundir e fomentar a cultura cinematográfica e tudo acontecerá nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril de 2017, quando ocorrerá o Festival no teatro da Univates. A Accirs organizará um grupo de pessoas para estar presente ao evento a fim de conferir a programação, avaliar os curtas e dar o parecer, apontando as melhores obras de forma independente, sem a influência da organização. O juri que a Accirs trará a Lajeado será formado por críticos de cinema, profissionais gabaritados que analisarão com viés crítico os filmes. Além da premiação do juri técnico, a associação dos críticos vai premiar os melhores curtas da crítica. 

A Accirs analisará critérios como obras com propostas inovadoras que investem em um linguajar fotográfico e julgará fatores que tenham realmente a acrescentar na experiência cinematográfica. “Nossa ideia é levar para a cidade um juri formado por um grupo de três a cinco pessoas. Serão críticos de cinema com trabalho comprovado na área da crítica cinematográfica”, explica Robledo Milani, presidente da Accirs e editor-chefe do site Papo de Cinema. Milani diz que a Accirs faz questão de estar diretamente envolvida com o Festival de Cinema de Lajeado por este ser um projeto que fomentará a sétima arte no interior do Estado. “Estamos felizes com a parceria e vamos torcer para que esta primeira edição tenha um impacto tão positivo que repercuta realmente em todo o Brasil e que venham outras edições.”

A Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul existe há dez anos. Está consolidada como uma das mais importantes associações do gênero no país e sua influência é cada vez maior. A Associação engloba os principais nomes do jornalismo cultural do Estado e tem uma parceria forte com o Festival de Cinema de Gramado e outros festivais que ocorrem no interior do Estado.

Milani acredita que um evento como o Festival de Cinema de Lajeado abre oportunidades para que cidadãos, cinéfilos e curiosos possam conferir as diversas vozes e narrativas do cinema nacional. “É uma oportunidade privilegiada que deve ser vista com ótimos olhos.”

O juri da Accirs atuará paralelo ao corpo de jurados convidado pela comissão organizadora do Festival. “São críticos que terão autonomia para ponderar sobre as diversas facetas dos curtas-metragens e julgar de forma livre e independente”, explica Monique Mendes, integrante da comissão organizadora do evento.

O Festival de Cinema de Lajeado recebeu mais de 300 obras inscritas de todo o país. Cinquenta delas serão selecionadas para serem exibidas nos três dias do evento. A tarefa de escolher os 50 melhores filmes cabe a cinco selecionadores. Desta “leva” de filmes, sairão os vencedores que serão julgados pelo juri técnico. Além das mostras competitiva e não-competitiva, o evento terá debates com os realizadores e sessões para escolas. Serão três dias de intensa programação com o objetivo de incentivar o cinema e o turismo no Rio Grande do Sul.

SAIBA MAIS

O que: Festival de Cinema de Lajeado

Quando: 30 e 31 de março e 1º de abril de 2017

Onde: teatro da Univates

FOTO TROFEU

O Troféu do Festival de Cinema de Lajeado já esta pronto e representa o V13, um viaduto que é ponto turístico no Vale do Taquari

Foto: Monique Mendes

ASSESSORIA DO FESTIVAL DE CINEMA DE LAJEADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário