Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 27 de maio de 2017

Enchente do Rio Taquari - Defesa Civil de Estrela em Alerta!















Estrela-RS 28 de maio de 2017


Enchente do Rio Taquari - Defesa Civil de Estrela em Alerta! Rio Taquari atinge cota de 21m... 7 m acima do nível normal... Equipe de servidores da Prefeitura de Estrela fizeram a remoção de 20 famílias... 13 foram para abrigo no Ginásio Ito Snel no Bairro Oriental e 7 para casa de parentes ou amigos.

Ruas interditadas que foram invadidas pelas águas da cheia: Rua Olinda Mallmann (Bairro Imigrantes); Rua João Lino Braus (Bairro Boa União); Rua Albino Francisco Horn (entre Bairro Imigrantes e Bairro Alto da Bronze); Estrada Municipal da Cascata; Travessa Müller (São Jacó e Novo Paraíso); Estrada Municipal Antônio Barth (fundos do Parque Princesa do Vale); Arnaldo J Diel (fundos da antiga Ambev).

Situação no Estado:



A Defesa Civil do Rio Grande do Sul contabiliza desde quarta-feira (24) 48 municípios atingidos por algum tipo de problema em decorrência da chuva. Além disso, cinco municípios decretaram situação de emergência.

O número de cidades atingidas aumentou desde a noite de sexta-feira devido à chuva contínua e intensa. Os registros são de alagamentos, remoção de pessoas que estão em locais de risco e queda de árvores ou de barreiras.

Os maiores problemas neste sábado (27) são registrados na Fronteira Oeste e no Vale do Caí. O Rio Grande do Sul está com 41 famílias desabrigadas e 175 desalojadas.

No município de Arroio do Meio houve deslizamento de uma barreira no distrito de Palmas e uma estrada foi interditada. Em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, 80 famílias foram desalojadas. Houve queda de árvore na BR-285, em Mato Castelhano, e queda de granizo em Sananduva.

Vale do Caí 

Em São Sebastião do Caí, o nível do rio Caí está em 12 metros, o que preocupa os bombeiros. A Defesa Civil do Estado diz que 36 famílias foram removidas hoje. Os bairros atingidos são Navegantes, campo Riachuelo e Vila Rica.

Em Montenegro, o rio Caí atingiu nesta tarde quase dois metros acima do normal. Quatro famílias foram removidas de suas casas e cinco bairros foram atingidos pela enchente: Olaria, Ferroviário, Centro, Industrial e Municipal. Mais 16 famílias devem ser removidas até o final do dia.

Emergência:

As cinco cidades que registraram situação de emergência são Campo Novo, Três Passos, Itaqui, Coronel Bicaco e Tiradentes do Sul. Outros municípios estudam a possibilidade de decretação de emergência, como Porto Lucena, Rondinha, Arroio Grande, Cristal, Pedras Altas, Itaqui, Redentora e Boqueirão do Leão.

Municípios que também estão em observação pela Defesa Civil: Cachoeira do Sul, Dona Francisca, Estrela, São Borja, Novo Hamburgo, Uruguaiana, Espumoso, Maratá, Teutônia, Lagoão, Nova Petrópolis, São Sebastião do Caí, São Pedro da Serra, Carlos Barbosa, Santa Cruz do Sul, Veranópolis, Júlio de Castilhos, Agudo e Jacuizinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário