Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 18 de julho de 2017

Prefeito Carlos Rafael Mallmann apresenta balanço da gestão aos vereadores de Estrela

Câmara de Vereadores de Estrela-RS - 18 de julho de 2017.

Rafael Mallmann destacou ações em todas as secretarias, com destaque para saúde e educação

O prefeito Rafael Mallmann ocupou a tribuna livre do Legislativo, na sessão desta segunda-feira (17.07), para apresentar um balanço das ações realizadas nos seis primeiros meses deste ano pelo Governo de Estrela. 

Saúde e educação foram destacados pelo prefeito, que citou, por exemplo, a taxa de atendimento nas creches (crianças de zero a três anos), que atinge 69,3%, quando a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) é de 50% até 2024, e na pré-escola (crianças de 4 e 5 anos), com 103,3%, índice que também supera a meta do PNE. 

A redução da fila de espera nas escolas de Educação Infantil foi outro dado enfatizado, pois caiu de 596 em 2013 para 181 neste ano. Outra boa notícia anunciada por Mallmann é a cedência ao município, pelo Estado, do prédio da antiga Escola Madre Branca. No local o projeto é a instalação de mais uma escola de Educação Infantil.

Na saúde os números também são expressivos. No primeiro trimestre de 2017 foram 80 mil atendimentos, dos quais 19.338 na farmácia; 3.416 no setor de transporte; 25.003 na área de enfermagem; 5.565 pelos dentistas; 7.663 pelos agentes de saúde e domiciliares e 19.248 atendimentos médicos. 

 O investimento por habitante em 2016, de acordo com o Mapa Social do Ministério Público, foi de R$ 416,58, contra R$ 249,53 em 2012. “Nossa meta é atender bem as pessoas”, enfatizou o prefeito, que citou a implantação, em seu governo, do programa Estratégia da Saúde da Família, do Centro de Atendimento Materno-infantil; a construção de novas unidades básicas e a inauguração, neste sábado, do andar térreo da Secretaria da Saúde, que vai abrigar a área administrativa da pasta, sendo transferido para o andar superior o Posto de Saúde Central.

Outras áreas igualmente receberam e estão recebendo investimentos por parte do Governo. As ações no setor habitacional, principalmente com a construção de 250 moradias no Loteamento Nova Morada, diminuiu o número de famílias atingidas pelas enchentes. 

Entre desabrigados e desalojados, a redução foi de 55% de 2013 para 2017, quando o nível do Rio Taquari atingiu praticamente as mesmas cotas. Na segurança, por intermédio da Secretaria do Planejamento, ele informou que no dia 27 de julho serão recebidos os envelopes para o registro de preços de monitoramento, sistemas de análise e inteligência e pontos de coleta de imagens. 

O prefeito apresentou ainda ações na Administração – que está recebendo inscrições para concurso público de fiscal sanitário, fiscal de trânsito e monitor de educação – e Fazenda, que registrou um crescimento de 62,34% na receita realizada do município de 2012 a 2016. Eventos e obras como a pavimentação em Arroio do Ouro, canalizações, iluminação pública, terraplenagens para novos empreendimentos no interior, também foram citados.

A implantação de novo sistema integrado na prefeitura está em andamento. Conforme Mallmann,vai padronizar, facilitar, agilizar e dar mais modernidade e transparência aos mais diversos serviços e atendimentos, com maior eficiência na tramitação das demandas.“Hoje cada setor possui um sistema. Adquirimos uma plataforma única, que vai melhorar a gestão, a tomada de decisões”, afirmou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário