Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 2 de julho de 2017

Presidente do TCE Marco Peixoto palestrou em Estrela




























O Tribunal de Contas do Estado, Famurs, Amvat e Avat promoveram palestra em Estrela, com o conselheiro e presidente do TCE Marco Peixoto.


Na abertura do evento o prefeito de Fazenda Vilanova, José Luiz Cenci, que representou a presidência da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), e o presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), vereador Adair Villa, destacaram a importância desta aproximação do TCE com os municípios. O vice-prefeito Valmor Griebeler representou o município de Estrela.

Mais de 140 pessoas participaram, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores dos poderes Executivo e Legislativo do Vale do Taquari.

Marco Peixoto, disse que prefeitos, vereadores, secretários e funcionários públicos devem se aproximar mais do TCE para evitar apontamentos nas contas e devem estar atentos à legislação. 

Disse que em muitos casos prefeitos descumprem prazos e após não há mais defesa ou formas de recorrer.

Afirma que o TCE buscará o prosseguimento dos processos que envolve os presidentes das câmaras de vereadores. 

Em 2017 o serviço de ouvidoria do TCE registrou um crescimento de 69% no número de denúncias.

O presidente do TCE Marco Peixoto afirmou que o órgão é parceiro para orientar os administradores. "É importante que os prefeitos nos procurem.”

O presidente do TCE-RS tratou também da realidade política e administrativa do Rio Grande do Sul, com destaque para a repercussão da atual crise das finanças públicas sobre os gestores municipais. 

Destacou a importância da ação parlamentar no âmbito municipal, como expressão e canal de diálogo entre o Poder Público e a cidadania, apontando o compromisso do Tribunal de Contas em um momento de crise. “Estaremos ao lado dos vereadores e prefeitos auxiliando os gestores naquilo que estiver ao alcance do Tribunal, especialmente quanto às orientações que serão oferecidas por nosso qualificado corpo técnico”, disse.

Fotos: Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário