Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Profissionais ligados à educação estão reunidos em Estrela, no Fórum Internacional de Educação do Vale do Taquari























































Em torno de 1,1 mil profissionais ligados à educação estiveram reunidos em Estrela, no Fórum Internacional de Educação do Vale do Taquari, que teve por objetivo qualificar os participantes no momento em que o setor passa por mudanças estruturais em virtude dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Educação, e da nova Base Nacional Curricular.  
Na abertura oficial, após recepção e a primeira apresentação do tenor Vitor Delazeri, algumas das lideranças presentes ao evento falaram ao público. 

O presidente da Asmevat, também Secretário de Educação de Estrela, Marcelo Mallmann, destacou a importância da união do meio em torno das novas referências educacionais.

O presidente da Amvat e também prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, destacou que eventos desta magnitude só colaboram para fazer do Vale do Taquari um exemplo quando o assunto é a qualidade na educação. 

Logo após a solenidade o educador português José Pacheco realizou palestra sobre o tema “Educação humanizadora: múltiplos olhares”. Fundador da Escola da Ponte, no Distrito do Porto, ele defende um modelo de aprendizagem baseado na ética e na formação do aluno como cidadão e participante de uma comunidade. 

O Fórum foi promovido pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat), com apoio do Governo de Estrela e organização da Educamax. 

Palestras realizadas: 

Educação Humanizadora: múltiplos olhares 
Convidado: José Pacheco - Fundador da Escola da Ponte (Portugal) 

A criança como sujeito do processo de construção do Conhecimento - Convidada: Emilia Cipriano - Diretora do Instituto Aprender a Ser 

Para além da inclusão, aprender! - Convidado: Cláudio Luciano Dusik - Psicólogo na SME/Esteio, Coordenador do Pólo UAB/Esteio 

A importância da articulação entre a Educação Infantil e as Séries Iniciais - Convidada: Ariana Cosme - Diretora do Gabinete de Educação Continuada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal

A nova Base Curricular Nacional 
Convidados: Fabiane Bittelo - Coordenadora Estadual da UNCME/RS e Ítalo Dutra - Chefe da Área de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef 

O Professor Comunicador: Técnicas de controle de atenção para a sala de aula - Convidado: Eric Chartiot - Palestra/espetáculo 

Tecnologias e Metodologias Ativas de Aprendizagem 
Convidados: Daniel Guimarães - diretor da empresa Educamax, palestrante e consultor em gestão – educacional; Daiane Grassi - Líder do Grupo de Educadores Google de Porto Alegre, Google Trainer - Google Certified Teacher - Google Educator; Marcela Santos - Colunista e líder do Grupo de Educadores Google; Cristina Cavalcanti - Coordenadora do Núcleo de Tecnologia da Prefeitura Municipal de Canoas.

As relações entre a Infância e o Meio Ambiente 
Convidado: Miguel Zabalza - Professor de Educação e Organização Escolar na Universidade de Santiago de Compostela; colaborador membro de várias agências de qualidade da educação universitária americana espanhola e latina, sendo avaliador na Itália, Portugal, México, Chile e Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário