Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Pedro Valdir Pereira ministra curso para Brigada de Emergência da Escola Estadual de Ensino Médio de Estrela


Um evento que pelo 5º ano consecutivo ocorre na EEE Médio Estrela, na Cidade de Estrela RS. Construído a partir do modelo idealizado pelo Projeto das Nações Unidas (ONU– destacam o projeto Global “Iniciativa Global para Escolas Seguras da UNISDR”. Ajustados a estrutura do educandário e da comunidade escolar, atende os requisitos técnicos dados pela NR 23 da Portaria 3214/78 do Mtb e normas técnicas ABNT 14.276 (Requisitos pra Formação de Brigada de Emergência) e NBR 15.219 (Plano de Respostas a Emergências) e objetiva a preparação a comunidade Escolar para o enfrentamento e respostas de emergência em incêndio, pânico ou desastres naturais.

O Teatro de operações é dentro das estruturas e meios do educandário, com as pessoas e para a s pessoas, incluindo população fixa e flutuante.

BRIGADA DE EMERGÊNCIA

É um Grupo organizado de pessoas - voluntárias ou não, “preparadas” para atuar em resposta à emergências de qualquer natureza. Atua na proteção, prevenção e combate à princípios de incêndios e outras emergências, inclusive para o rápido e seguro abandono da edificação, prestando os primeiros socorros, resgate e salvamento, dentro de um território pré-estabelecido, quando eclode um sinistro.

As normas técnicas da ABNT, NBR 14.276:2006 estabelece os requisitos mínimos para a preparação de uma Brigada de Emergência e é aplicável a toda e qualquer planta. Os exercícios devem ser periódicos e o curso tem validade de 12 meses. Devendo a tropa ser preparada para atuação prática, preferencialmente no território ocupado.

O Plano de Resposta a emergências, tem sua estrutura e fundamentação apoiada na norma técnica 15.219:2005 ABNT. Ele é estruturado a partir das pessoas, estruturas do território ocupado, sua localização e forças de apoio externas. Agir sob pressão de forma rápida e segura, utilizando técnicas do treinamento de forma a garantir uma maior eficácia em situações adversas e melhorar a capacidade de resiliência.

A Diretoria da Escola Estadual de Ensino Médio de Estrela, promove um importante modelo brasileiro para a construção de Escola resiliente, projeto da Nações Unidas de reconhecimento a quem desenvolve, capacita e prepara pessoas para agirem em condições adversas e rápido atendimento, minimização dos efeitos e restabelecimento da condição original. O modelo desenvolvido e aplicado com sucesso na EEE Médio Estrela, pode ser estendido a outros educandários e similares.

A comunidade escolar e demais autoridades reconhecem no educandário o modelo diferenciado de capacitação. Tradicionalmente, a solenidade de abertura conta com a presença de apoiadores e colaboradores dos órgãos de imprensa de Estrela e Região, representantes da Cruz Vermelha Internacional, e representantes da 3ª CRE, entre outros. Acontecerá nos dias, 14/08/2017 a 25/08/2017 conceitos teóricos, modelos de práticas & técnicas de proteção, prevenção, combate a incêndios, evacuação de área, resgate e salvamento com posto de triagem para atendimento de múltiplas vítimas com exercícios desenvolvidos pelo corpo técnico de instrutores com o apoio da Cruz Vermelha Internacional Vale do Taquari. Acontecerá um simulado de evacuação da edificação, resgate e triagem de vítimas utilizando-se o modelo validado pelo método START U.S.A. (START Simples Triagem e Rápido Tratamento).

‘” NINGUÉM É CAPAZ DE TRANSFERIR CONHECIMENTO. TRANSFERIMOS É INFORMAÇÕES, QUE APLICADAS GERAM CONHECIMENTO (ÚNICO, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL)”

Este projeto é idealizado, planejado, elaborado e implementado pela equipe Técnica de Consultores e a Direção do Educandário com o apoio de autoridades externas e comunidade escolar.

Pedro Valdir Pereira

• Consultor de Saúde e Segurança do Trabalho - Brasil

• Instrutor de Treinamentos Credenciado pelo Corpo de Bombeiros/ RS Matrícula 000185/2011 e 00379/2013, 000551/2015

• Técnico Internacional em Emergências Químicas - Especialista pela NFPA 472 – HazMat Technician Standard for Professional Competence of Responders to Hazardous Materials Incidents - Technician Level - transportation technology center, University of Texas - inc. USA

• Safety Technician - Ergonomics, Occupational hygienist, Health and Safety / Reg. 45/00069-2

• Membro da Cruz Vernelha Internacional – Vale do Taquarí

Nenhum comentário:

Postar um comentário