Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

II Encontro da Família Santos em Estrela
















II Encontro da Família Santos em Estrela

No domingo (12) familiares, descendentes, convidados, amigos  participaram do 2º Encontro da Família Santos, do tronco familiar de Francisca dos Santos (Vó Chica), no CTG Raça Gaudéria em Estrela.

O evento teve início às 10h com recepção dos participantes; 11h brinquedos infláveis e cama elástica para as crianças, 12h almoço com saladas, arroz de carreteiro, feijão mexido e churrasco, bem ao estilo dos Santos; 13h revelada a corte da família: Rei Valdir dos Santos; Rainha Maria Teresinha dos Santos e Princesa Judite dos Santos. 14h sorteio de brindes e brincadeiras; 15h divulgada a comenda para o 3º Encontro da Família Santos que ocorrerá em 2018.

Segundo Maria Inez dos Santos, "trazemos presente um dos grandes valores cultivados por nossos antepassados, que é a fé, o temor a Deus, e o reconhecimento de nossa filiação divina, legado que ainda hoje permanece presente na vida para  nós, seus descendentes".

A tia Teresinha dos Santos falou da matriarca, Vó Chica, parteira em Estrela, que lhe trouxe ao mundo. Contou que não tinha hora, dia ou noite, a Vó Chica afirmava "vou procurar um bebê" e saia com seus apetrechos para trazer mais uma criança ao mundo. Foram centenas, de todas classes sociais, afirma tia Terezinha.

A Avó Chica era registrada no Posto de Saúde Estrela, Serviço de Higiene Pré-Natal. Aprendeu ofício na Escola de Parteiras do Dr. Gabriel Schlatter entre 1905 e 1909, médico naturalista alemão que passou por Estrela.

No início do século XX existia um grave problema de saúde pública no Rio Grande do Sul. Alta mortalidade das parturientes e dos recém-nascidos, por má instrução dos assistentes de partos.


A Avó Chica atuou como "Parteira Curiosa" num programa promovido pelo Serviço Especial de Saúde Pública, confiadas aos programas de higiene pré-natal e da criança.

Para os sanitaristas, o treinamento e controle das parteiras curiosas atuantes nas comunidades  eram importantes para o sucesso do projeto de implantação de serviços sanitários locais de assistência materno-infantil. 

Ao atuar diretamente junto às parteiras curiosas, o governo pretendia não somente lhes impor rigorosos padrões higiênicos na realização de partos e nos cuidados com os recém nascidos, mas, sobretudo, recorrer a sua influência e seu prestígio nas comunidades para popularizar ações de saneamento.

A Avó Chica nascida em 1884, falecida em 1964 com 80 anos de idade. Foi casada com Silvério, mãe de Adão, João, Dorvalina, Marcolina, Celina, Serena e Anita. Residia na Rua Dr. Tostes no Centro de Estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário