Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Sessão descentralizada dos Vereadores de Teutônia - Homenagem aos 55 Anos do CNEC

Fotos - Cristhofer Pereira

Há 55 Anos Acolhendo...Aprendendo...Educando!

A Câmara de Vereadores de Teutônia realizou Sessão Descentralizada para homenagear os 55 Anos do CNEC, com participação do prefeito Jonatan Brönstrup.

A CNEC, Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, é um dos maiores grupos educacionais e uma das 1000 maiores empresas do País. Atuante em todos os níveis de educação, a Rede está presente em 18 Estados Brasileiros e no Distrito Federal, oferecendo educação de excelência para mais de 68 mil alunos, da Educação Infantil até o Ensino Superior, incluindo a modalidade de ensino a distância por meio da CNEC EAD.

Possui atualmente 124 instituições de Educação Básica e 17 Instituições de Ensino Superior.

O Instituto de Educação Cenecista General Canabarro integrou a Campanha Nacional dos Educandários Gratuitos, atual CNEC, ao longo desses 55 Anos, formando sua primeira turma em 1966.

O primeiro prédio do educandário foi cedido pela Escola Evangélica General Canabarro e um dos primeiros desafios foi justamente a construção do novo prédio escolar. Mais uma vez a união de esforços possibilitou avanços, com terreno doado pela Comunidade Evangélica Redentor, no Bairro Canabarro. A construção do prédio deu-se entre as décadas de 60 e 70. Já ao final da década de 80 a importante obra esportiva, ganhou corpo com a construção do Ginásio Ernani Júlio Sippel. Em meados dos Ano de 2000 a força estudantil se mobilizou em prol da construção do seu prédio próprio. Especificamente em 2006, o lúdico se materializou, em forma de Castelo, com a construção do importante prédio da Educação Infantil. Também neste período, a Escola ampliou sua estrutura, com mais cinco salas de aula. Em 2014, entregamos à Comunidade Escolar um amplo Auditório com capacidade para 120 pessoas, duas salas de aula, uma sala administrativa e um novo espaço para os docentes. Em 2016 revitalizamos o espaço físico para a unificação das Bibliotecas, oferecendo aos alunos um ambiente Pedagógico mais acolhedor e estimulador do processo de ensino e aprendizagem.

Quando pensamos e nos dedicamos às pessoas, é natural nos preocuparmos em oferecer a melhor infraestrutura para tal, no entanto, enquanto Escola que somos, pensamos muito além, nossa intenção maior sempre será a Formação Humana com conteúdo Pedagógico e Qualidade de Vida.

Rubem Alves faz uma profunda reflexão sobre a Escola quando diz: 

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-lo para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Impregnado de sabedoria e conhecimento, este pensamento condiz com a real trajetória da Nossa Querida Escola, a qual configura-se por um processo democrático, que luta para não ser gaiola cercando a liberdade de seus pássaros, e sim, preservando sua grande Missão que é de promover a formação Integral com compromisso social, dando-lhes asas para que alcem vôos em busca de novos horizontes alimentando assim, seus próprios sonhos. 

Com profissionalismo e pensamento visionário, a CNEC sempre esteve à frente, incumbida de levar aos seus Alunos o que há de mais moderno e inovador no ramo Educacional. Em 1985 foi a primeira Escola a implantar a tecnologia através de computadores. Neste período também conquistou lugar de destaque em outros segmentos, como cultura, esporte e tecnologia. Em 2004 uma grande inovação Pedagógica surge na Rede CNEC como um marco Pedagógico, o Sistema de Ensino CNEC, um sistema próprio de ensino, que possibilita ao Aluno e ao Professor buscarem caminhos alternativos para o saber. Entre as ferramentas do Sistema de Ensino, encontra-se o Núcleo de Objetos de Aprendizagem Significativa (NOAS), um portal de aplicativos educacionais com acesso gratuito mantido pela CNEC Educação. Nesse espaço, o usuário encontra programas de interação virtual com objetos de aprendizagem e pode sugerir o desenvolvimento de novos aplicativos, que, conforme a sua funcionalidade, poderão ser agregados ao portfólio do portal. 

Além de um Sistema de Ensino autônomo, nossa Instituição desenvolveu e desenvolve, envolveu e se envolve em inúmeros Projetos e Ações de cunho Social.

Em 2013, foi pioneira no Ensino EAD, ofertando 10 Cursos de Graduação e totalizando, atualmente, mais de 200 alunos matriculados no Polo de Teutônia. Um ensino que deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade no meio Educacional. 

Nestes 55 Anos sempre priorizou uma Educação Humanizadora, baseada na aliança Escola e Família, duas Instituições que caminham juntas, em busca de um objetivo único e comum, garantir a formação integral de vossos Filhos, nossos Alunos. 

Esta soma de valores e princípios, de trabalho e profissionalismo, nos renderam inúmeras conquistas, tendo como uma das mais significativas, o Respeito e o Prestígio da Comunidade. 

Mas o IECEG não é só um caldo de culturas e soluções. É um espírito de solidariedade e cumplicidade acadêmica que sempre se desenvolveu, não só entre a massa estudantil, mas também entre docentes.

O IECEG forma pessoas, cidadãos do mundo, que estão preparados para exercerem sua função social, dentro do melhor princípio de liberdade de ensinar e de aprender, onde o saber é mais importante do que um lugar no ranking. Sempre assim foi e será!

No nosso processo educativo não ensinamos os nossos alunos a serem os melhores, ou os primeiros. Antes, ensinamos os nossos estudantes, a fazerem dos espaços e das pessoas as quais convivem o seu melhor. 

São 55 Anos de História pela Educação do Município de Teutônia e Região!

Agradecemos, em Nome da Nossa Instituição,

A CNEC, nossa Mantenedora, por apostar no potencial da Nossa Instituição no Município de Teutônia.

Ao Poder Público Municipal, onde se configura o Poder Executivo e Legislativo.

A Comunidade em geral, especialmente do Bairro Canabarro, por abraçar a nossa Escola.

Aos Pais que priorizam a Educação de seus Filhos e investem em um Ensino diferenciado. 

Aos nossos Queridos Alunos...única razão de existirmos.

A todos os Gestores e Colaboradores da Instituição nestes 55 Anos, em sua louvável caminhada Profissional pela Escola. 

Ao Corpo docente e Equipe Administrativa que hoje conduz, de forma admirável, os trabalhos; 

Enfim,

A todos, que direta e indiretamente, fazem parte desta História.

O Nosso MUITO OBRIGADA!

Louvada seja a Nossa CNEC Teutônia

Louvado seja o Nosso Querido IECEG

Completando 55 Anos...tão jovem e tão cheio de Vida!



Nenhum comentário:

Postar um comentário