Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Direção e comissão da Cipa toma posse na Prefeitura de Estrela


Estrela-RS 07 de dezembro de 2017.

Direção e comissão da Cipa toma posse em Estrela

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes foi apresentada e recebeu certificados por curso de capacitação realizado 

Os integrantes da gestão 2018/19 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Estrela, que tem como objetivo a prevenção de acidentes de trabalho e doenças decorrentes, tomaram posse na tarde desta terça-feira (06). 

A solenidade foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença do vice-prefeito Valmor Griebeler, do secretário de Administração, Jônatas dos Santos, e do atual presidente da Cipa, Airton Engster dos Santos, que seguirá por mais dois anos à frente da comissão.

Na abertura da posse, foram dados números referentes aos acidentes de trabalhos verificados no município, suas áreas e consequências. Ao todo, foram 26 em dois anos, 13 por temporada. Foram destacados os investimentos realizados em capacitação, cursos e a necessidade de ampliar o acesso a estes, como também a equipamentos. O secretário Jônatas dos Santos agradeceu ao empenho dos participantes da Cipa. “Principalmente por ser um trabalho voluntário, mas essencial para a vida de muitas pessoas e o bom funcionamento de uma administração. Parabéns a quem aceita a missão de, não podendo nós estarmos em todos os lugares e horários, conhecer as pessoas, as rotinas e assim identificar e combater as formas e os riscos iminentes dos acidentes”, diz.

Além do presidente Engster, compõem a direção Maria Eloisa Mollmann, como vice-presidente, e entre os membros foi escolhido Cláudio Roberto Kuhn, como secretário. Engster, que ficará mais dois anos à frente da Cipa, ressalta. “Temos que investir neste trabalho de educação, prevenção, investigação aos acidentes. 

Se tivemos duas temporadas com 13 acidentes cada, e algumas doenças, temos que afirmar que não é bom, pois precisamos sempre perseguir o número zero. Por isso é fundamental nossa capacitação e dedicação na busca pelos índices mínimos. Obrigado por quem vai estar conosco”, afirma. A eleição realizada no período de 23 a 27 de outubro. 

Foram contabilizados 779 votos, dos quais 12 em branco e 8 nulos. Os titulares eleitos foram Marino Gomes da Silva, da Secretaria de Obras, com 28 votos; Maria Eloísa Mollmann, da Educação, com 259 votos; Fátima Cleci do Nascimento, da pasta de Obras, com 15 votos; Elemar Rhode, do Meio Ambiente, que obteve 73 votos, e Cláudio Roberto Kuhn, da Secretaria da Fazenda, que somou 108 votos.

O vice-prefeito reforça as palavras do secretário. “Temos que parabenizar a aqueles aceitaram o desafio de, neste trabalho conjunto, onde se coloca o nós antes do eu, ajudar a combater aos acidentes de trabalhos que machucam um ou outro, mas atrapalham a todos. Por isso que Estrela está crescendo, pois coloca o coletivo antes do individual”, frisa. 

Ao fim da cerimônia, os novos integrantes da Cipa, muitos dos quais estavam na comissão passada, receberam certificados pelo curso/treinamento agora realizado, ministrados pelos Técnicos de Segurança do Trabalho da Prefeitura, Carlos Augusto Schmögel e Pedro Ari Pedroso. 

A constituição da Cipa é regulamentada pela Lei Municipal n° 4.494, de setembro de 2007, e sua composição é feita por secretaria. Mais informações pelo telefone 3981-1041. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário